Audi R8 e-tron inicia era dos retrovisores digitais

Tecnologia trazida de Le Mans vira item de série da versão elétrica do esportivo R8 no fim de 2012.

retrovisor-digital-do-audi-r8-e-tron
Sistema de retrovisor digital utiliza tela AMOLED de 7 polegadas no lugar do espelho interno.

 

A Audi anunciou recentemente que deverá trazer mais uma tecnologia usada nas pistas para seus carros de rua. Trata-se do retrovisor interno digital. Segundo comunicado da montadora, o dispositivo deverá entrar em pequena escala de produção com o Audi R8 e-tron – versão elétrica do esportivo R8 – no fim de 2012.

A tecnologia de espelho retrovisor digital já era utilizada pelos carros da Audi na tradicional corrida 24 Horas de Le Mans. O sitema equipava os modelos R18 e-tron quattro e R18 Ultra, que não possuem vidro traseiro.

De acordo com a fabricante alemã, o sistema contará com uma tela AMOLED de 7 polegadas no lugar do espelho retrovisor interno e uma microcâmera com sistema de monitoramento inteligente, sempre capaz de assegurar o melhor ângulo de visão traseira.

O dispositivo produz imagens nítidas e com grandes contrastes. Durante a noite, o sistema de controle inteligente evita o ofuscamento causado pelos faróis de outros veículos.

Além de um ângulo de visão muito maior do que um espelho retrovisor convencional, a câmera possui um sistema de aquecimento que garante um tempo de troca de informações de apenas alguns milésimos, independentemente da temperatura do ambiente.

Já a tela AMOLED (tecnologia sucessora da LED) faz sua estreia em um carro de passeio. A tela desenvolvida pela Samsung já é utilizada em sua nova linha de celulares e televisores.

retrovisor-digital-do-audi-r8-e-tron-esportivo-eletrico
Detalhe da microcâmera.