Jardins suspensos da Babilônia japonesa

Releitura de uma das maravilhas do mundo antigo, incrível projeto ACROS Fukuoka apresenta conceito de edifícios comerciais realmente verdes

Parque do Edificio ACROS Fukuoka
De um lado, um edifício comercial com fachada de vidro, voltada para o centro financeiro de Fukuoka, enquanto do outro, um enorme telhado verde estruturado em 15 terraços escalonados

 

Na cidade de Fukuoka, no Japão, existe um edifício chamado “ACROS Fukuoka” (Asian Crossroads Over the Sea), um parque de quase um hectare no centro da cidade, com duas partes muito distintas: de um lado a estrutura se parece com um edifício convencional de escritórios, com paredes de vidro, mas do outro há um enorme terraço-telhado que se confunde com um parque.

O projeto do arquiteto argentino Emilio Ambasz transporta um parque no centro da cidade para 15 terraços, propondo uma solução nova e poderosa para um problema urbano comum: conciliar o desejo de desenvolver um lugar para uso rentável e oferecer, ao mesmo tempo, espaços verdes. O plano de Fukuoka atende às duas necessidades em uma única estrutura, através da criação de um modelo inovador agro-urbano.

Os terraços, que atingem cerca de 60 metros acima do solo, contém 35 mil plantas representando 76 espécies. Um grande átrio semicircular e um lobby triangular proporcionam contraste com a vegetação.

O telhado verde reduz o consumo energético de um edifício, pois mantém a temperatura interna mais constante e confortável, além de captar águas pluviais e dar suporte à vida dos insetos e pássaros.

Uma série de espelhos d’água nos terraços são conectados por pulverização ascendente de jatos de água, para criar uma escada, como a escalada de cachoeira mascarando o ruído ambiental da cidade. Estas piscinas ficam acima do átrio de vidro no interior do edifício central, trazendo luz difusa para o interior através dos vidros com grades que as separam.

Uma grande “pedra” ao pé do parque-terraço atravessa a entrada em forma de “V”. Este elemento também funciona como ventilação de escape para os pisos subterrâneos e como um palco elevado para os artistas.

O lugar oferece um espaço polivalente com sala de exposições, um museu, um teatro de dois mil lugares, instalações para conferências, escritórios privados e governamentais, bem como vários níveis subterrâneos de estacionamento e lojas. A estrutura de aço-moldado de concreto armado tem 14 andares acima do chão e quatro pisos abaixo do solo.

O escritório de arquitetura, Emilio Ambasz & Associates, criou este projeto para preservar o espaço verde, tanto quanto possível, enquanto se adaptam à construção de um edifício de escritórios, pois foi levantado no último espaço verde restante no centro da cidade. O edifício faz sucesso no Japão. A fachada sul, com terraço, é utilizada por muitos como área de exercício e de repouso, com vistas da cidade e do porto.

 

Edifício ACROS Fukuoka - Japão - Face Envidraçada
De um lado verde e do outro vidro. Edifício ACROS Fukuoka - Japão
Fukuoka Acros - Japao
O projeto do arquiteto argentino Emilio Ambasz concilia o desejo de desenvolver um lugar comercial oferecendo, ao mesmo tempo, espaços verdes
Vista do Telhado Verde do ACROS Fukuoka - Japão
O projeto transportou um parque de 100 mil metros quadrados no centro da cidade para um edifício comercial com 15 terraços verdes escalonados
Terraços Verdes Escalonados do ACROS Fukuoka - Japao
ACROS Fukuoka, no Japão. Projeto de edifício comercial agro-urbano
Vista dos Terraços Verdes - ACROS Fukuoka - Japão
ACROS Fukuoka, no Japão. Projeto de edifício comercial agro-urbano
Telhado Verde do Edifício ACROS Fukuoka - Japao
ACROS Fukuoka, no Japão. Projeto de edifício comercial agro-urbano
Lobby do Edifício ACROS Fukuoka
Lobby do ACROS Fukuoka
ACROS Fukuoka - Japao
ACROS Fukuoka, no Japão. Projeto de edifício comercial agro-urbano
Planta do ACROS Fukuoka
Planta do edifício - ACROS Fukuoka - Japão

 

Fonte: ciclovivo